A caminhada da Igreja Presbiteriana em Juiz de Fora começa na década de 40, quando um grupo de fiéis começa a organizar cultos domésticos na casa do Sr. Adaías Barbeto, no Bairro Fábrica. Mais tarde, o Pastor Benjamin César, de Campos, tomou conhecimento das reuniões e começou a prestar assistência aos primeiros presbiterianos da cidade.

Em 11 de fevereiro de 1951 foi fundada a 1ª Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora, submetida, na época, ao Presbitério de Campos. E em 1956, foi comprado o terreno onde atualmente se encontra.

Desde sua fundação, a 1ª IPJF sempre demonstrou uma forte visão missionária de plantação de igrejas, sendo a responsável direta pela criação da 2ª IPJF, da 3ª IPJF, 5ª IPJF, 6ª IPJF e da 8ª IPJF.

Em 1964, a 1ª IPJF e a 2ª IPJF se somaram às igrejas de Ubá e Viçosa para formarem o Presbitério de Juiz de Fora.

Templo NoiteNo entanto, no ano de 2014 o PJF foi desmembrado em outros dois presbitérios. O primeiro conservou o antigo nome e o segundo passou a ser denomiado Presbitério Juiz-forano. Com isso, acabou ocorrendo também o desmembramento do Sínodo Leste de Minas em um sínodo co-irmão: o Sínodo Zona da Mata. A atitude foi recebida com muita alegria por nossos membros, já que mostra o constante desenvolvimento de nossa igreja.

Em todos esses anos, nossa igreja se destacou também como um grande celeiro de pastores. Daqui, saíram quase dez ministros e, atualmente, temos um membro da igreja no seminário JMC, em São Paulo/SP, o seminarista Leonardo William de Oliveira Gomes.

Você também pode conhecer um pouco mais da história de nossa igreja por meio das fotos e assistindo o vídeo abaixo.