E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo” (Atos 5.42).

Como membros da Primeira Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora, compartilhamos a “visão” de sermos uma igreja biblicamente relevante, profética e sacerdotal. Essa visão evidencia nosso desejo de fazer a diferença na vida das pessoas que compõe nossa comunidade de fé e sociedade, por meio da pregação e vivência do evangelho de Nosso Senhor, alcançando homens e mulheres com uma mensagem de esperança, perdão e salvação. Nesse contexto, entendemos que os Pequenos Grupos (PG) se constituem num importante instrumento visando à transformação, à edificação e ao cuidado pastoral de vidas, por meio da oração, do estudo da Palavra de Deus e da comunhão.

O Pequeno Grupo é composto por pessoas que se reúnem nos lares, como uma extensão da nossa comunidade de fé, com um compromisso de cuidado mútuo, conforme nos ensina a Escritura em Colossenses 3.16: instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. As reuniões dos Pequenos Grupos são marcantemente informais, conferindo leveza e frescor aos encontros.

Contudo, o aspecto informal das reuniões não significa que não sejam criteriosamente planejadas e preparadas por seus responsáveis. Contando com líderes bem formados e capazes, os PG se constituem numa ferramenta indispensável de auxílio à igreja no cumprimento de sua missão na “seara juizforana”, capilarizando a pregação do Evangelho pelas diversas regiões da cidade, integrando os novos convertidos, edificando os membros e contribuindo para a formação de novas lideranças.

O livro de Atos nos informa a respeito de uma igreja que crescia organicamente como um “corpo”, de forma harmônica, em quantidade, qualidade e em relacionamentos saudáveis: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão… e nas orações. (…) partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos (At 2.42-47).

Assim, os PG da Primeira Igreja Presbiteriana de Juiz de fora objetivam oferecer a cada participante a oportunidade de crescimento espiritual, de amadurecimento na fé e de aprofundar relacionamentos saudáveis, contribuindo para o crescimento quantitativo, qualitativo e orgânico da igreja.

Rev. Roberto Carlos F. de Paula – Conselheiro dos PG
Pb. Eduardo Athouguia – Coordenador dos PG