Rev. Jefferson M. Reinh

Nesse mês do cuidado com pastores, evangelistas, missionários, avançamos um pouco mais nas disposições de nosso coração em abençoar àqueles que foram convocados a cuidar da Noiva de Cristo. Cuidar da noiva para o noivo, ou seja, o “amigo do noivo” é aquele que cuida, ampara e faz com que a Noiva ame mais e mais o Noivo. Um grande exemplo de “amigo do noivo” foi João Batista, que era visto e reconhecido como um grande pregador, desafiador, pregava o arrependimento genuíno e batizava, mas não se atrevia a receber para si mesmo glória ou o “sucesso” dos homens (Jo 3.26-30). João Batista se alegrava em ouvir a voz do Noivo. Assim também, líderes cristãos devem buscar diligentemente o bem-estar da Noiva, mas sem buscar “flertar” com ela. Líderes cristãos genuínos devem servir bem à Igreja, mas sempre tendo um coração aberto a não se favorecer nesse quesito. E a Igreja deve cuidar, ajudar para que seja assim, a fidelidade a Jesus em primeiro e no mais alto lugar.

Assim, a Igreja deve exercer seu cuidado, e quero aqui apresentar algumas maneiras através das quais os pastores, evangelistas, missionários, líderes podem ser bem cuidados.

1) Oração contínua e metódica – orar pela liderança e com a liderança é um cuidado que sempre nos lembramos. Deve mesmo ser sempre revisitado. Orar pela pessoa do líder, entendendo que é humano, falho, necessitado do favor de Deus como qualquer pessoa, é bênção. Ajuda a quem ora, e ajuda a ter um coração misericordioso, amigo, quebrantado diante do Senhor. E, além de tudo, perdoador diante das falhas que certamente acontecem. Orar pela família dos pastores, que é como toda família, com sonhos, desafios, alegrias e desânimos, ajuda a aproximar, amar e estabelecer mais vínculos de amizade. Orar rogando saúde, sabedoria, disposição, avivamento, é coisa boa demais. Faça isso!

2) Conversa motivadora – Conversar com pastores, sem ter a agenda de contar problemas e motivos de oração apenas, ajuda muito. Amenidades, política, vida cotidiana. Que bom tomar um café juntos ou um almoço para estar juntos. Seria demais? Será cuidado. Perguntar se ele está bem faz bem também.

3) Incentive o crescimento na Bíblia – O coração é inclinado a pecar, e um erro acontece quando amamos mais os afagos e elogios e abandonamos, mesmo sem perceber, a exposição e o exemplo bíblicos. Sim, pois na Bíblia encontramos verdadeiro alimento, amor de Deus e sua correção contínua sobre nós (Sl 19.7-10; Sl 119). Mas o “amigo do Noivo” pode cair na tentativa de ser simpático e não ajudar a Noiva a amadurecer. Como Igreja fiel, o líder deve ser incentivado a ser como Jesus, e isso por vezes implica em contrariedades de temperamento, atitudes, palavras… difícil cuidado esse…

4) Auxilie, ajude, participe da vida da Igreja, do ministério – uma expressão comum de nossos dias é o “estamos juntos”, mas tem sido mais um jargão vazio do que uma expressão de unidade, de envolvimento. Como Igreja do Senhor, busquemos de fato viver a Igreja, dispondo nossos dons, talentos, dinheiro, saúde, enfim, participando de fato da vida comunitário, abençoando nossa liderança.

5) Seja exemplo também – assim como nossos líderes devem ser modelos para o rebanho (1Tm 4.12), o rebanho deve seguir e imitar o modelo, que é Jesus (1Co 11.1; Fp 3.17).

Sua liderança pode contar com seu cuidado? Deus nos abençoe!!!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook type=”button_count”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tweetmeme][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_pinterest][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *