Rev. Jefferson M. Reinh

Na Bíblia vemos famílias de diversos tipos, pessoas de diversos padrões de caráter, cada uma se revelando com características que eu e você por vezes demonstramos também. Em cada uma delas aprendemos e somos trabalhados por Deus, e vale muito para nossa própria família.

Na Bíblia lemos sobre a mãe que, ao dar à luz seu primeiro filho, reconhece em Deus seu ajudador, mas não o Senhor de fato sobre sua casa. Mais tarde, passando por uma grande dor, reconhece que Deus lhe concedeu totalmente a bênção da restauração, o novo filho não é ajuda, mas sim obra completa da mão do Senhor. Esta mãe é Eva.

Na Bíblia lemos sobre a mãe e o pai que preferiam um filho em relação ao outro. O pai amava mais a um, a mãe amava mais o outro. O resultado foi trágico, e os filhos se tornaram inimigos mortais. Deus restaurou essa família muito depois da morte desses pais, sob muita oração e humilhação. Esses pais são Isaque e Rebeca.

Na Bíblia lemos sobre o Pai que, obediente a Deus, abriu mão de seu filho, e viu não somente a graça de Deus concedendo o filho de volta, mas também o fruto de sua obediência, uma nação sendo gerada através de seu filho. Era Abraão esse pai.

Na Bíblia lemos sobre a mãe que amou tanto seu filho que o colocou nas águas, num cesto, crendo que seria livrado da morte pela mão de Deus. Não somente foi livrado, como Deus a fez amamentá-lo e tê-lo nos braços durante alguns anos. Era Joquebede essa mãe. 

Na Bíblia lemos sobre a nora que acompanhou a sogra, mesmo viúva, ajudou e depois a sustentou, sendo graciosa e companheira. Rute era essa nora.

Na Bíblia lemos sobre o pai que erra no trato com os filhos (Davi); o marido que perdoa a traição por diversas vezes (Oseias); a esposa que é sábia diante do marido estúpido (Abigail); a mãe que entende errado o sucesso dos filhos e é ensinada por Jesus; o pai que ama seus dois filhos a ponto de ser ultrajado por eles, mas ainda insiste em amá-los até ver seu lar restaurado.

Na Bíblia temos a origem da verdadeira Família, que é a Trindade Eterna. Lemos que o Senhor não somente formou, como deu preceitos para que a família pudesse refletir a sua glória diante da criação.

Também exerceu sua providência, realizou milagres como o perdão, o renovo do amor, a reconciliação entre pais e filhos, irmãos, povos. Deus é aquele que mais se preocupa em abençoar a família, porque, através dela,
Ele exerce sua didática e seu amor mais fundamental.

A nossa família pode passar por todos os tipos de problemas, de traumas, de lutas. Nossa família pode ser uma bênção gigantesca. Mas sendo como é, lembre-se sempre que ela está na jornada, ainda não atingiu o objetivo maior que Deus tem para ela. E daí, por mais abençoada que seja, pode ser ainda mais. E, por mais complicada, Deus pode realizar uma grande reconstrução.

Trabalhe por isso. Leia a Bíblia, e aprenda sobre como sua família pode ser melhor a cada dia. Ore por isso, com gratidão por ter chegado até aqui, mas com a expectativa de que as coisas podem e devem melhorar, para que seu lar, do jeito que for, reflita a glória de Deus!

Deus abençoe seu lar!

Recommended Posts

1 Comment

  1. Texto muito bom!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *