[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Rev. Jefferson M. Reinh

Na semana passada, destacamos algumas atitudes benéficas que podem nos ajudar muito diante de perdas, e a lista de atitudes é grande. Hoje destaco três questões fundamentais anteriores à perda, que sendo observadas, trarão efeitos poderosos, consolo e leveza nos momentos de separação.

1) Deus é soberano – o que isso significa diante de dores tão grandes? Significa que o Senhor tem infinita autoridade para estabelecer em seu decreto tudo o que acontece, inclusive o prazo que temos diante de pessoas e coisas que nos são tão caros. Deus tem um propósito para todas as coisas, e nós estamos dentro desse propósito. Aprender a glorificar a Deus com a vida pessoal, e também glorificá-lo por quem Ele coloca perto de nós, faz com que confiemos no Senhor, e sejamos consolados nas perdas, e também sábios para desfrutar do bem de termos seu cuidado, seu amor, sua graça, através de pessoas amadas. Mesmo nas dores agudas, sejamos humildes, e deixemos ser consolados pelo Deus Trino, por seu sopro de refrigério e bondade.

2) O tempo aqui é limitado, mas a eternidade é uma realidade – temos um prazo, é verdade. À medida que envelhecemos, vamos nos dando conta de que o profeta Isaías estava muito certo, quando disse “seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do SENHOR. Na verdade, o povo é erva” (Is 40.7). Moisés disse: “acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.” (Sl 90.7). Nosso tempo nessa terra é muito breve. Devemos, então, nos dedicar a viver o melhor a cada dia, sabendo que não haverá uma chance de repetição. Um dia nunca mais volta a se repetir. E ainda, devemos pensar e tomar o firme propósito de investir na eternidade. Amar os queridos hoje, sem protelar, mas pensando em semear muito bem para a vida eterna, para que seja desfrutada com quem amamos. Nos dias atuais essa verdade tem sido deixada de lado, e na hora da separação a dor é grande. Não negligenciemos esta linda oportunidade que Deus nos concede. É preciso viver o hoje, mas também investir no eterno (Mt 16.26).

3) Antes da Perda, Invista em Presença – Oportunidades devem ser aproveitadas. Uma realidade terrível é aquela que observamos em pessoas que, diante das perdas, se remoem por não ter declarado o quanto amavam, não ter dedicado tempo a estar junto com o/a querido(a), ter se concentrado em tantas coisas, mesmo valorosas e importantes, mas que naquele momento ficam sem sentido. A realidade da perda deve nos levar a ser mais tolerantes, mais humildes, mais pacientes, mais agradecidos, mais sorridentes, mais humanos, mais crentes, mais presentes na vida dos queridos. Não economize palavras de bênçãos. Não economize abraços, não economize momentos em que se pode declarar a alegria de se ter quem ama. O tempo não volta, e oportunidades perdidas tornam-se lamentos. Oportunidades aproveitadas geram gratidão.

Quero finalizar dizendo que nunca estamos preparados definitivamente para as perdas, mas elas fazem parte de nossa humanidade caída pelo pecado. A esperança da eternidade também faz parte da vida cristã. Que o Senhor molde nossos pensamentos e as atitudes, para que a vida, e a perda dela, sejam encaradas com mais sabedoria. O Senhor nos abençoe!

[/vc_column_text][vc_facebook type=”button_count”][vc_tweetmeme][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts

2 Comments

  1. Obrigado pelo conforto e incentivo dados na palavra, com certeza inspirada pelo Espírito Santo de Deus! Um abraço.

  2. LI I GOSTEI DA MENSAGEM DO DIA 10 E DIA 17 E RECOMENDO A TODOS VOU REPASSAR


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *