Rev. Jefferson M. Reinh

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53.4,5).

Este é um dos textos mais lindos da Bíblia. Devemos ler, gravar, decorar, recitar para nós mesmos, para outros, a tempo e fora de tempo. Primeiro, por conta da descrição fantástica que o profeta faz da obra de Jesus Cristo, no texto apresentado como Servo do Senhor (Is 52.13-53.12). Este é um dos quatro “Cânticos do Servo” que Isaías apresenta, falando de um modo profundo e rico da obra de Jesus.

A segunda razão para termos este texto de Isaías 53 no coração e na mente é o seu contexto. Ele é cheio de fé, de esperança, e vem de um homem que estava imerso num universo de dor e decepção, pois o profeta denunciava constantemente a corrupção e os pecados de seu povo, e suas constatações eram pesadas. Um povo que adorava a Deus com lábios, mas o coração estava distante de Deus. Isaías anunciava que Deus não suportava mais a adoração praticada nos seus dias. “Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela, que estava cheia de justiça! Nela, habitava a retidão, mas, agora, homicidas” (Is 1.21). Isaías estava imerso num contexto de idolatria, de mentiras… seria distante do nosso atual contexto? Creio que não.

Porém, em meio às exortações de que Deus feriria o povo, Isaías é consolado e recebe a missão de consolar àqueles que procuram se refugiar em Deus. Setecentos anos antes do cumprimento da profecia, Isaías vê Jesus e sua obra de substituição vicária. Isso consola o profeta, o fortalece em meio às dificuldades, o revigora. E também nos oferece consolo, a nós que hoje atravessamos um contexto semelhante.

Em Jesus Cristo, agora cumpridas as promessas registradas em Isaías, nós encontramos consolo. E exatamente como Isaías, encontramos consolo pela fé. É verdade que podemos apenas ter a informação, o relato que fica apenas no intelecto. Mas a gloriosa verdade é que podemos ter a verdadeira experiência, a vivência do consolo, da presença genuína de Jesus, pelo Espírito Santo, hoje, aqui, e a cada dia. Como?

Em Romanos 10, o apóstolo Paulo cita Isaías 53.1, e mostra que a fé, o crer, o desenvolver a mente que é sadia, é vivida ao se expor à Palavra de Cristo (Rm 10. 16, 17). O “mistério” de ter a fé fortalecida se resolve à medida que ouvimos a Palavra de Deus, e isso não se limita à salvação, mas sim estarmos sempre sendo edificados na Palavra de Deus. Se estamos em meio a um tempo difícil, sejamos esclarecidos e fortalecidos pela Palavra do Senhor.

Como adquirir fé? Sendo humildemente trabalhados pelo Espírito Santo, à medida em que estudamos a Bíblia. Sim, esse exercício simples nos garante vida sadia, mente de Cristo, a convicção e o viver nEle, e a esperança alimentada de que nada, absolutamente nada, pode nos separar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo (Rm 8.31-39). Pense nisso, verifique seu nível de fé e contentamento diante desses nossos dias. Já sabe o que fazer, né?

Deus abençoe sua semana!!!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook type=”button_count”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tweetmeme][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_pinterest][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *