Rev. Jefferson M. Reinh

Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (1 João 5.13).

Você já parou para pensar o que significa de fato ter a certeza da salvação, numa perspectiva bem prática? Ou, melhorando a pergunta, quais consequências práticas advém desta certeza?

Vivemos num contexto confuso no que tange às relações sociais, familiares, pessoais. As pessoas possuem cada vez mais meios de comunicação, e se comunicam verdadeiramente cada vez menos. Pode-se alcançar o familiar, o amigo, o desconhecido em poucos segundos, com um aparelho celular. Mas a realidade é de relações superficiais, voláteis, e o resultado é cada vez mais solidão, incertezas, e a vida, para muitos, tem se tornado nebulosa e sem sentido de valores duradouros. Alguns sociólogos qualificam este tempo como um tempo de relações líquidas, ou seja, se desfazem facilmente, e não se estabelece solidez, ou segurança para os relacionamentos.

Jesus, porém, não se relaciona conosco assim. Ele nos fornece convicções duradouras, para agora e para sempre.

A certeza da salvação vem da Palavra dele (Jn 2.9). Ao observarmos a Bíblia, aprendemos que tudo passa, mas a Revelação, a Palavra, a Promessa, não passa jamais (Mt 24.35; Lc 21.33). Essa Palavra é registrada com o sangue dEle, pois Ele cumpriu e cumpre tudo o que disse. Logo, o crente pode e deve depositar sua confiança no Senhor Jesus (Mt 11.28-30).

A certeza da Salvação vem do fato de Jesus ter se encarnado, sofrido, ser desprezado, e não desistiu de sua missão, tendo morrido e ressuscitado em nosso favor (Fp 2.6-11). Isso é história, não é lenda. Quem tem o poder de vencer a morte é Jesus de Nazaré. E assim, o crente descansa nEle, Ele venceu por nós.

A certeza da salvação vem do fato de Jesus ser o sustentador daqueles que são seus. Ele nos promete ser nosso Deus, e nós seu povo. É uma aliança perpétua! E Ele, que começou a obra de salvação, não nos deixará. Ele completará seu plano (Fp 1.6).

A certeza de Salvação não está apoiada, então, no poder humano, na força ou habilidade, ou mesmo na capacidade de homens e mulheres de se guardarem em santidade. Até porque o mais capaz de todos os humanos tem suas fraquezas (Rm 7.18-20). Confiar em si mesmo é enganar-se (Jr 17.9). A certeza da salvação está ancorada em Deus, que é fiel e é poderoso para nos manter salvos nos méritos de Jesus. Deus não abandona os seus eleitos (Jo 6.37-39; Mt 28.20; Rm 8.31-39; Is 49.15,16)

A certeza da salvação faz com que possamos olhar as notícias desse mundo, e mesmo abalados pela crueldade dos tempos, ser consolados, pois estamos nas mãos do Todo Poderoso (Jo 16.13,14). A certeza de salvação opera no cristão um verdadeiro desprendimento da materialidade e da vulgaridade desses dias (Fp 1.21) . O cristão verdadeiro olha e constrói sua vida para a eternidade, sendo um participante desse mundo, mas não se agarrando aos valores dele (Rm 12.2).

A certeza de salvação produz no cristão liberdade de mente para não pecar, liberdade no coração para não se comparar e competir com o mundo, e um crescente e cada vez mais profundo relacionamento com Jesus e o Espírito Santo.

Ore hoje, e peça ao Senhor essa certeza! Viva essa fantástica vida de SALVO!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook type=”button_count”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tweetmeme][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_pinterest][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *