[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Rev. Jefferson M. Reinh
Nossa Igreja terá como tema para 2019 o “ANO do CUIDADO”. A partir de fevereiro, investiremos em ações que nos levarão a entender e praticar este imperativo que o apóstolo Paulo transfere a seu amado filho na fé, Timóteo, na sua primeira carta ao jovem pastor da Igreja em Éfeso (1Tm 4.16). Quero aqui, à guisa de introdução, ressaltar alguns aspectos da expressão “cuidar” que mostrarão a importância dessa temática para nossa igreja, e meu desejo é que reflitamos, e comecemos a abraçar este tema, participando ativamente no exercício do cuidado mútuo na igreja.
1) CUIDAR É SE IMPORTAR – Paulo, ordenando a Timóteo, chama sua atenção; observe, preste atenção, fique atento, “se liga”!!! Por que essa asseveração? Timóteo parece carecer de um chamado. Nas cartas destinadas a ele, o apóstolo ressalta algumas vezes situações que Timóteo parece não observar na sua vida, sendo admoestado quanto à sua saúde (1Tm 5.23), sua juventude e aparente inexperiência (1Tm 4.12) e talvez uma falta de luta pelo ministério (1Tm 4.14), sua timidez (2Tm 1.6-8), e até desânimo (2Tm 2.1). Observando a questão de saúde, Paulo ressalta que Timóteo passava por “frequentes enfermidades”. Observe nossos dias, e perceba o quanto ouvimos pessoas declarando seu cansaço, desgaste com a vida, depressão, lamentos. Mas posso perguntar, e essa é minha provocação: estão se cuidando? Estão dormindo bem, ou dormem com o celular colado ao travesseiro, sendo despertados a qualquer momento pelo “zap-zap”, com uma piadinha, ou a “última notícia imperdível”? Esse é só um exemplo. Nem nos importamos que desligar o celular, muitas vezes, é cuidado consigo mesmo! Neste ano, vamos buscar ressaltar de fato o que é importante, e vamos nos importar de fato. Foco no que é necessário!
2) CUIDAR É INVESTIR EM MELHORIAS – de que adianta saber que está com problemas, e não tratá-los? Ou criticar e não fazer nada? Queremos iniciar um tempo de ações em discipulado, visitações, encontros de grupos, ações de comunhão, estudos bíblicos especializados, queremos avançar em buscar a ovelha perdida, e mesmo que demore, nosso foco será o de terminar o ano com ações, investimento, gasto em estabelecer cuidado. Jesus nos ensinou mostrando na prática e na palavra que investiu nas suas ovelhas (Jo 10.17,18); Paulo se deu também pela Igreja e pelo Reino (2Co 12.15). Enfatizo que vamos investir em ações, juntamente com o conhecimento.
3) CUIDAR É SER PROTAGONISTA – Paulo declara para Timóteo que ele deveria se cuidar. O verbo está na segunda pessoa do imperativo afirmativo do subjuntivo, ou seja, “Timóteo, é tua a responsabilidade de se cuidar”. Minha ênfase é que o cuidado deve ser de todos nós, diante de todos nós, para com todos nós. Vivemos um tempo de reclamações comuns, do tipo “a igreja não me observou”, “ninguém me visitou”… Chamo você a mudarmos esta prosa. Vamos tomar a iniciativa de exercer o cuidado pessoal, o cuidado para com irmãos próximos, o cuidado para com irmãos mais afastados, o cuidado para com toda a igreja, e ainda pelos de fora que o Senhor nos trouxer.
Convido você a refletir sobre isso, e engajar-se de forma ativa nessa caminhada. Cuide-se, e ajude a cuidar também da Igreja. Que o Senhor nos abençoe! Feliz 2019!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook type=”button_count”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tweetmeme][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_pinterest][/vc_column][/vc_row]
No comment yet, add your voice below!