Rev. Jefferson M. Reinh

Domingo, 28 de julho, celebramos uma data especial na vida da Igreja Presbiteriana do Brasil. É o Dia do Adolescente Presbiteriano. Essa data, 4º domingo de julho, vem sendo celebrada desde o primeiro Congresso Nacional de Adolescente, que ocorreu na 1ª Igreja Presbiteriana de Governador Valadares, MG, no final dos anos 80. Na ocasião, o preletor era o Rev. Jeremias Pereira da Silva, que abordou o tema “Adolescente Padrão”, dentro do texto bíblico de 1Tm 4.12. Aquele congresso marcou minha vida e minha geração, e de lá pra cá, nossa UPA tem buscado viver isso, ser adolescentes “padrão”.

Abordar tal lembrança me leva a algumas reflexões. A primeira delas é que a Igreja Presbiteriana do Brasil sempre foi pioneira em valorizar o trabalho das chamadas forças de integração, que são grupos ministeriais que visam apoiar e solidificar o crescimento e amadurecimento do evangelho dentro de setores mais particularizados, a saber, por idade, com a UCP (União de Crianças Presbiterianas), UPA (União Presbiteriana de Adolescentes) e UMP (União de Mocidade Presbiteriana), e por gênero, com a SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) e a UPH (União Presbiteriana de Homens). O trabalho da SAF existe há cerca de 120 anos no Brasil, e nossa denominação demonstra que está constantemente buscando atender às necessidades que surgem, tendo secretarias para o trabalho com a 3ª idade, ação social e outras mais recentes.

Uma segunda reflexão tem a ver com oportunidade de trabalho. Agora falando mais localmente, veja como há oportunidades de trabalho e serviço em nossa 1ª IPJF. De bebês a idosos, homens e mulheres, em ministérios de todo tipo, tem espaço para servir. Não há justificativa para a ociosidade, basta uma conversa com a liderança e encontra-se campo de trabalho. E quando servimos ao Senhor dentro de nossas vocações, dons e talentos, a Igreja é favorecida, e todos somos brindados com alegria e êxito nas atividades.

Uma terceira reflexão tem o caráter da gratidão, e aí sim, quero unir a data celebrada e o “Cuidado com o Trabalho“, nosso tema do mês. Desde antes daquele Congresso de Adolescentes em Gov. Valadares, já havia o trabalho com adolescentes em nossa igreja. Por dedicação de irmãos abnegados e dispostos a servir, como o casal João e Nadir Caldas, primeiros conselheiros da nossa UPA, a 1ª IPJF tem sido um local de cuidado e belos frutos dentre os adolescentes. Louvamos a Deus por ter em nossa igreja gerações sadias, firmes na doutrina, vibrantes e alegres no servir ao Reino.

Louvamos a Deus pelos adolescentes de nossa Igreja, pela jovialidade e alegria, além de muito trabalho, que oferecem à nossa comunidade. Rogamos a Deus que os abençoe muito, e conceda cada dia graça e muito crescimento.

E neste último domingo do mês do trabalho, conclamamos a você, querido irmão, que venha servir e trabalhar na igreja. Há necessidade e oportunidade. No Reino servimos porque o Filho de Deus nos outorgou o exemplo, sendo Ele mesmo o que se fez servo (Is 52.13-53.12; Mc 10.43-45).

Deus abençoe sua semana!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook type=”button_count”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tweetmeme][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_pinterest][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *