[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Rev. Roberto Carlos Fidelis de Paula

Texto: 1 Timóteo 4.16. “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nesses deveres, porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo quanto aos teus ouvintes”.

Paulo se encontra pela segunda vez preso em Roma, percebendo que a sua morte se aproxima, Paulo anseia por ver seu filho na fé, o amado e jovem pastor Timóteo, a quem pede para trazer sua capa de frio e seus livros. Paulo, ao escrever a Timóteo, revela uma aplicação na vida particular e pastoral que é algo inseparável, indissolúvel e indivisível, dizendo que só possível cuidar das pessoas se antes aprendermos a cuidar de nós mesmos.

É imprescindível que devemos receber o amor, perdão, a Graça de Deus, a salvação por parte da obra redentora de Jesus na cruz do calvário, para só então nos tornarmos vasos de bênção para nós mesmos e para o mundo.

Como devemos nos cuidar?

Quando vamos ao médico ele faz alguns exames a fim de ter certeza de que o problema foi identificado e para que a partir do diagnóstico preciso a terapia correta possa ser aplicada com vistas a saúde do seu paciente. Deus já nos orientou quanto as ações cotidianas que precisamos ter a fim de cuidarmos de nós mesmos, vejamos algumas delas:

1- Vida de oração; 2- Vigilância; 3- Estudo da Palavra; 4- Meditação; 5- adoração; 6- serviço; 7- Comunhão; 8- Evangelização; 9- Contribuição e etc…

Não podemos cuidar de nós mesmos com a excelência que Deus cuida, mas podemos adotar um modo de vida cristã que nos mantenha abertos e receptivos aquilo que em nós só Deus pode fazer. Cuidar então é tanto um ato terapêutico como preventivo. O cuidado traz saúde para quem o recebe e também faz prevenção de possíveis males no futuro.

Precisamos cuidar de nós mesmos para que nossa alma seja salva, não falamos da salvação para a vida eterna, pois essa já está garantida em Cristo, mas falamos da alma salva para viver em Cristo, por Cristo e para Cristo.

É verdade que muitos, em suas almas, já perderam a alegria, paz, esperança, fé, o desejo ardente de servir a Deus e de ganhar almas. Já não acreditam na família e nem esperam mais a segunda vinda do Salvador, todas essas coisas perderam o encanto e sentido.

Vale a pena ouvir aqui mais uma vez e quem as quantas vezes forem necessárias o apelo de um pai apaixonado para seu filho amado na fé: “tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nesses deveres, porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo quanto aos teus ouvintes”.

Que o Senhor aplique Sua Santa Palavra em nossos corações.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook type=”button_count”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tweetmeme][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_pinterest][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *