A BÍBLIA E AS RIQUEZAS  – CUIDA DE TEU CORAÇÃO

Rev. Jefferson M. Reinh

Uma realidade da sociedade atual é o afã por novidades em geral. Há um desejo comum sendo cada vez mais alimentado pelo “novo”, pelo “diferente”, pelo “exclusivo”. E uma linguagem e pensamentos do tipo “você ainda não tem?!” nos leva sutilmente a desejar cada vez mais novidades, novas coisas. O prazer em adquirir é algo poderoso, sedutor, e fornece a sensação de poder, sucesso, exclusividade. Parece distante de nós, mas procure observar o que você tem em sua casa. Tenho absoluta certeza que você constatará que muitas coisas você comprou sem realmente necessitar, por um impulso que na hora era forte, mas se tivesse pensado um pouco mais…

Esse é o nosso tempo. Somos levados a pensar que precisamos de algo mais. Na realidade, porém, poderíamos passar muito bem sem ter. Ter… Precisamos “ter”, um engano presente no coração humano. Como a Bíblia trata a questão das riquezas? Qual ensino ela apresenta?

A Bíblia fala diretamente que o coração do homem só pode ser satisfeito plenamente em Deus, na obediência de Sua vontade e na experiência de intimidade e amizade com o Senhor (Ef 2.6,7). E o homem que não encontra esse prazer em Deus, ou não entende tal condição, vai buscar em coisas ou pessoas, que, paulatinamente, vão tomando o lugar de Deus no coração. Deus não aceita isso (Is 42.8). E tudo, absolutamente tudo ou qualquer coisa que tome o lugar de Deus no coração, nas afeições, na volição, é pecado, e carrega escravidão ao coração do homem (Jr 17.9). Assim é com o dinheiro, ou as riquezas, os bens ou pessoas que julgamos tão importantes que precisamos “ter” (Mt 6.21).

O coração caído (natureza inclinada a pecar) do homem faz com que este deseje ser independente de Deus, insubmisso, livre do conselho soberano do Criador. Assim, qualquer meio que o leve a se ver poderoso, autônomo, passa a dominar seu coração, que acredita que possuindo tal coisa, possuirá a satisfação de liberdade e prazer que tanto deseja (Lc 12.16-21). Daí, o desejo e a paixão por riquezas. Daí, Jesus falar tanto de sermos vigilantes contra o coração ser entregue às riquezas (Lc 12.22-34)

A Bíblia, então, nos adverte sobre o dinheiro, as riquezas, serem bem usadas, e não ocuparem lugar de honra em nosso coração. NÃO É PECADO TER DINHEIRO, NÃO É PECADO SER RICO!  Mas, quando julgamos que não podemos viver sem algo, ou mesmo sem alguém, o coração está sendo tomado. É revelado quem está no trono de nossa vida. E isso é o que Jesus advertiu aos seus seguidores, e adverte a nós, hoje. As riquezas devem nos aproximar de Deus, que nos concede todas as coisas necessárias para o bem viver, e para abençoarmos outras pessoas, para que estas conheçam a Deus, em Jesus.

Qual a finalidade do dinheiro? É um meio de glorificarmos a Deus, que nos concede graça ao nos sustentar e nos concede a bênção de sermos participantes no auxílio e bem-estar de outras pessoas, e na melhoria de nosso mundo. Veja que a abundância ou a falta de dinheiro não é a questão, mas sim o coração depositado nele ou livre dele (veja Dt 8.2-6). As riquezas são um meio, e nunca devem ser um fim em si mesmas. A distorção dessa percepção traz consigo as inúmeras dificuldades que observamos nas mensagens pregadas em muitos púlpitos, e também na vida de muitas pessoas, famílias. O dinheiro toma o coração facilmente, e as implicações são terríveis, principalmente no afastar de uma vida com Deus.

Como devemos tratar com o dinheiro? Devemos cuidar em observar que ele deve ser usado para a glória de Deus. Isso significa usar o dinheiro com sabedoria, não dando lugar à avareza, mas também não dando lugar ao consumismo desenfreado de nossos dias. Glorificar a Deus com os bens é ter no coração a gratidão a Deus pelos bens que possuímos, pois tudo vem dEle. É ainda oferecer a Deus o uso sábio dos recursos, de tal sorte que outros busquem a Deus e o conheçam. É também ser generoso, se compadecendo das lutas e dificuldades de nosso próximo, assim como Deus é conosco. É trabalhar com excelência, provocando a cada dia o bem estar de nosso mundo, e levando o testemunho de alguém cuidado por Deus. Pense nisso!

Deus abençoe sua vida!!!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook type=”button_count”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tweetmeme][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_pinterest][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *