Rev. Jefferson M. Reinh

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito…” (Jo 3.16a).

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11).

Revitalizar relacionamentos envolve observar fundamentos, aquilo que é o mais profundo na essência humana, que é imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27). A chamada “imago Dei” carrega consigo, entre outros aspectos, a capacidade de se comunicar, compreender, relacionar-se intelectual e afetivamente com Deus, com o semelhante e com a criação. Voltar à essência ajuda a entender alguns aspectos de nossas dificuldades atuais e também soluções para relacionamentos sadios.

Deus nos criou com a capacidade de relacionamento. E Ele mesmo observou que o homem deve ser um agente sociável, que desfrute e enriqueça na vida comum (comunidade), na vida em família, na vida compartilhada (Gn 2.18). Podemos perceber que as promessas e muitas ações de Deus com o homem estão ligadas a povos, nações, Igreja (Gn 12.1-3; Sl 96.3,7; Is 40.1; Mt 16.18,19; 1Tm 3.15; Ap 5.9,10). Porém, com o pecado, o homem tornou-se inimigo de Deus, avesso à convivência e respeito ao Senhor, e também um predador de si mesmo, de seu próximo, e da criação. A pecaminosidade está na natureza humana, como um vírus que se infiltrou na essência da alma, da mente, dos sentimentos e, claro, das ações humanas (Sl 51.3,5; Sl 90.9; Gn 3.17-19; Rm 3.23; 7.20). Assim podemos concluir que a capacidade de se relacionar está profundamente afetada pela queda, e devemos observar que existe uma luta constante para se obter relacionamentos sadios ao longo da vida. Como vencê-la?

Por iniciativa própria ficará bastante desigual e difícil a batalha contra as barreiras ao bom relacionamento. Ficaremos reféns de alguns aspectos naturais, tais como carisma, simpatia, que alguns possuem em grau maior que outros, ou ainda reféns da percepção, ou seja, se percebo alguma necessidade ou oportunidade, eu ajo. Caso contrário… e por aí vai. Mas ao observarmos o padrão divino, veremos que há um imperativo e o grande auxílio capacitador a nosso favor em busca de relações sadias.

Qual o padrão de Deus para restaurar relacionamentos? Ele decidiu amar. Parece muito difícil essa cláusula, porque temos mergulhado na visão errada de que amor é sentimento por si só, “acontece”, ou está apenas atrelado a simpatia, ou ainda a afeições. Errado. Amar é querer o bem, o verdadeiro bem de outrem, sem expectativa de devolução, retribuição ou lucro. Veja Rm 5.8, Ef 2.4-6. Deus toma a iniciativa, e destaco, estando o homem incapaz de amá-Lo. Ele amou o mundo de tal maneira que a ação de amor veio de forma drástica. Deu seu Filho para pagar o resgate de nossas vidas (Cl 2.14). Deus é o amor!

Que privilégio o Cristão recebe em Jesus! Temos acesso, temos o Senhor nos ouvindo e amando. Podemos orar, clamar, louvar, agradecer, exultar! E assim podemos levar adiante.

O exemplo de Jesus não é restrito a Ele. Ele nos garantiu que podemos avançar e fazer coisas ainda maiores (Jo 14.12). E assim devemos ter em mente que é possível quebrar os muros, quebrar as cercas, as algemas que nos prendem e prendem pessoas que o Senhor quer abençoar através de nós. Ore sobre isso! Invista em atitudes ousadas de amor, crendo que Jesus te capacita a amar e agir como Ele.

Deus abençoe sua semana!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook type=”button_count”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tweetmeme][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_pinterest][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *