“Das profundezas clamo a ti, Senhor.

Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas.

Se observares, Senhor, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá?

Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.

Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra.

A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã, espere Israel no Senhor, pois no Senhor há misericórdia; nele, copiosa redenção.

 É ele quem redime a Israel de todas as suas iniquidades.”

 

Salmos 130

 

 

Ser humano, é aceitar que muitas vezes a vida pode ser comparada como um soldado que caminha sobre um campo minado, estamos sempre expostos a experimentar dor e sofrimento.

A grande diferença é que uma pessoa que professa a fé cristã carrega dentro de si algo que a impulsiona a aceitar, enfrentar e passar pelo sofrimento como algo inerente a toda a criatura.

Se não fazemos isto estamos em perigo de nos tornarmos pessoas, cínicas, dissimuladas, apáticas, melancólicas e até suicidas.

O soldado que enfrenta um campo minado tem fé, acredita que ainda com algumas escoriações ele chegará do outro lado, ele precisa enfrentar a situação com coragem e perseverança, pois lhe é impossível retroceder.

O salmo 130 descreve a luta de um servo de Deus contra o sofrimento, é um verdadeiro manual para quem quer enfrentar o sofrimento.

Em suas primeiras palavras neste cântico o salmista declara, afirma, tem plena convicção de que está no fundo do poço, ele não dissimula, ele não trata seu sofrimento com desdém. “Das profundezas clamo a ti,” (1)

 O Salmista está no fundo do poço, mas percebe que, por pior que seja seu sofrimento, ele nunca estará fora do alcance do socorro gracioso por parte do amor de Deus. Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas. ” (2)

 O Salmista conhece o caráter desse Deus a quem ele pede socorro: Deus é perdoador, é alguém em quem vale a pena esperar, é Deus de misericórdia, e nEle há grande redenção. (Vers 4,5,7,8)

 Sendo assim o salmista está determinado, usando a figura dos guardas que anseiam pela chegada da manhã, para o término de seu turno, assim o salmista anseia pela presença salvífica, e renovadora do Senhor. (6)

 Seja vigilante enquanto caminha a caminhada da vida. Guarda seu coração e não deixe a desesperança a melancolia, o desespero, o cinismo alcançar você. Não deixe os sonhos morrerem, mantenha-se na torre de vigília, guarda, proteja o teu coração contra estas coisas. Logo o Senhor vem. Deus te abençoe!

 

 

Rev. Roberto Carlos Fidelis de Paula

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *