Rev. Jefferson M. Reinh

Celebrar 160 anos!!! Que alegria, que bênção poder chegar a esse dia! Que precioso poder fazer parte de uma história tão relevante. A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma das maiores denominações evangélicas de linha Reformada do mundo. No Brasil está presente e atuante em todos os estados da federação, sendo uma organização que preza pela doutrina sólida, pelo evangelho verdadeiramente bíblico e pela verdadeira transformação do homem, do ambiente, da vida.

No solo brasileiro a IPB possui mais de 6000 pastores e evangelistas, homens com preparo e formação exemplares para servir às igrejas, sendo que a denominação é uma das poucas que oferece estudos aos seus pastores até o pós-doutorado, através do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper. A IPB possui escolas que oferecem educação do nível mais fundamental até o pós-doutorado, e um sistema de ensino próprio, que é oferecido a diversas organizações, mesmo fora da denominação (Sistema Mackenzie de Ensino). Além disso, a denominação serve ao país através de hospitais, creches, centros de assistência social, programas de TV, radio, programas evangelísticos e culturais via internet.

A IPB, através da obra missionária transcultural, está presente em mais de 80 países, e com novas estratégias sendo implantadas para cumprir o “Ide”. A IPB possui relacionamentos fraternos com denominações reformadas em diversos países, que possibilitam parcerias de estudos e diversos auxílios mútuos, com o fim de glorificar a Deus e proclamar o evangelho.

Citei estas grandezas para ilustrar algo belíssimo: tudo isso começou com um jovem atendendo a um sermão de um pastor e mestre. Toda a estrutura dessa denominação pioneira iniciou-se num coração que compreendeu que era seu dever diante de Deus obedecer o chamado de viver e levar o evangelho além de seu lugar comum.

Com certeza, Ashbel Green Simonton jamais imaginou uma pesquisa tecnológica de ponta, como é feita em laboratórios do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Mas Simonton entendia e trabalhou para que a educação mais rica fosse oferecida nas igrejas e nos meios que ele conseguiu estabelecer, como o jornal “Imprensa Evangélica”(primeiro jornal evangélico no Brasil), além do primeiro seminário para formação de pastores brasileiros, com apenas 4 alunos em seu início. Com certeza, Simonton não imaginou uma denominação com cerca de 1 milhão de membros, mas sonhou em ver a Palavra de Deus sendo anunciada com sabedoria, conhecimento, com graça e paixão. E se doou por isso. O primeiro presbitério formado no Brasil, em 1864, possuía a Igreja do Rio de Janeiro e as igrejas do estado São Paulo. No quórum mínimo, um presbitério com mais de 400km de extensão, sendo que as viagens eram feitas ainda de navio, charretes ou os “modernos” trens, que ainda eram poucos nos dias do Pioneiro. Hoje, somente em Juiz de Fora temos dois presbitérios organizados, no Brasil cerca de 300.

Quero concluir dizendo que temos muitos motivos para louvar e engrandecer o Nome do Senhor, pois Ele nos fez chegar até aqui. Ele deu sonhos, estratégias, muito trabalho e inúmeras vitórias à nossa denominação. E nos deu o entendimento que podemos sonhar e trabalhar, pois Ele nos molda e converge nossos sonhos para Seu propósito celestial.

Portanto, continuemos a sonhar, continuemos a trabalhar, investir, orar e estudar, pois o evangelho continua avançando, e o Senhor é conosco. Parabéns, Igreja Presbiteriana do Brasil, parabéns a você, presbiteriano, que ama sua igreja, e a serve com o seu melhor!

Deus nos abençoe e nos faça avançar ainda mais!!!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook type=”button_count”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tweetmeme][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_pinterest][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *