Rev. Jefferson M. Reinh

Diz o ditado popular “quem espera sempre alcança”. Porém, esse dito pode ser interpretado como um incentivo à paciência, a não ser apressado, o que também é algo benéfico, sobretudo em dias de tantas reações intempestivas.

Mas a Bíblia traz a “esperança” num patamar mais nobre, ligado à fé. Quem espera, deposita suas expectativas em alguém, ou em algo por acontecer. Esperança, biblicamente falando, está ligada à convicção, à certeza de que alguém nos ajudará a caminhar, alguém nos levará ao final que desejamos, sonhamos. A Bíblia nos educa, nos mostra que a Esperança que traz vida à alma está posta no Senhor – Sl 62.5.

Quando observamos nossos dias, vemos uma sequencia tão grande de notícias que mal dá tempo de se informar, mal conseguimos digerir, mal conseguimos nos aprumar, mal conseguimos ver a mão do Senhor conduzindo todas as coisas, mesmo aquelas que consideramos algo ruim, ou pesado demais para nós. Todos os dias trazem consigo uma sucessão de notícias. Pessoas chegam e saem de viagem, o governo edita leis e ações que mal compreendemos e já surgem novas leis e ações. Pessoas nascem, pessoas morrem. Onças fogem da floresta e passeiam próximas às casas na madrugada (quem é de Juiz de Fora entende…). As dificuldades de viver se avolumam, e cada dia se torna uma disputa, uma corrida desenfreada, muitas vezes sem o entendimento correto do que se busca…

A esperança é o que nos dá fôlego, dá o respiro, ou o suspiro de que seja o que estejamos vivenciando, chegará o cuidado de Deus, chegará a sua manifestação de amor, chegará também o entendimento consolador de que Ele está conduzindo todas as coisas para nosso encontro a cada dia com mais intimidade, e para o encontro final com Jesus, a plena manifestação da glória de Deus em nós. Nos escritos de Paulo, a esperança é descrita como o que move o apóstolo a trabalhar com afinco, a ser firme nas dificuldades, a não desanimar diante das aparentes derrotas, a não se agarrar às perdas, mas elevar sua mente àquilo que está à frente, o encontro final com Jesus – Rm 8.21; 1Co 15.19; Gl 5.5; Tt 1.2, dentre outros.

Pedro e o autor aos Hebreus não ficam longe. A Esperança é algo destacado na mente desses irmãos – Hb 3.6, 7.19, 10.23; 1Pe 1.21, 3.15.

Observar o mundo, a nossa história, com boas porções de esperança é um cuidado com a mente. No populacho sempre ouvimos “tudo vai passar”. É verdade. Mas no falar cristão devemos encharcar nossa mente com a esperança de que nada do que vivemos acontece sem um plano maior de Deus para nos levar a Ele. Nenhuma dor é grande o suficiente, quando nossa mente é cativa e dominada pela esperança, pela convicção de que Jesus passa conosco nossas dores. E Ele, Jesus, nos concede o seu santo Espírito, que derrama seu bálsamo, seu refrigério, seu terno afeto em nosso coração.

Você tem cativado esperança na sua mente? Faça sempre o esforço de meditar na Palavra de Deus, rogando ao Senhor que encharque sua mente de esperança. Não a “última que morre”, mas sim aquela que nos enche de vida! Cuide de sua mente!

Deus abençoe sua semana!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_facebook type=”button_count”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tweetmeme][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_googleplus][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_pinterest][/vc_column][/vc_row]

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *