SOBERANIA DE DEUS – UMA BREVE REFLEXÃO

Rev. Jefferson M. Reinh

Uma das grandes alegrias e fonte de ânimo que o cristão possui é saber que o diabo nada pode fazer diante da soberania de Deus. Ele, satanás, está totalmente sob controle do Senhor, e mesmo que agindo a fim de destruir os servos de Deus, não tem um milímetro de autoridade diante do que Deus lhe condicionou no seu decreto eterno. Deus é soberano!

Mas, um dos grandes dilemas dos cristãos é entender e aceitar que também os cristãos estão debaixo da soberania de Deus, e muitas vezes se veem em dificuldades e angústias, principalmente quando passam por desafios nos quais suas orações parecem não ser ouvidas, suas dores se passam no vale do silêncio, suas dúvidas não encontram respostas. Deus é soberano!

Quando lemos a Bíblia, vemos que José teve sonhos sobre estar em posição de autoridade e riqueza (Gn 37.5-11). Porém, desse dia até a realização daquele sonho e seu entendimento pleno, passaram-se cerca de duas décadas. Imagine quantas vezes José relembrou e se frustrou pensando que aquele sonho foi apenas uma ilusão. Traído pelos irmãos, escravo no Egito, preso, traído novamente, esquecido por anos… Deus é soberano!

Pense em Moisés, depois de 40 anos liderando um povo enorme, 40 anos liderando um povo enorme, em vários episódios de batalhas, revoltas, desobediências do povo, e quando enfim chegava à Canaã o Senhor lhe diz: “você não vai entrar, apenas verá” (Dt 32.48-52). Deus é soberano!

Pensar na soberania de Deus de forma correta envolve o entendimento de que Deus é único, e somente Ele tem a palavra inicial e a final. Ao entregar as leis ao seu povo, Ele sempre afirmava sua autoridade para fazê-lo: “Eu sou o Senhor”. Diversas vezes lemos isso, mas nem sempre atinamos para a grandeza dessas palavras. Ser Soberano não possui nenhum acompanhamento de lugar, de tempo, de circunstância, de pessoas, de quantidade. Deus é! A expressão esgota-se em si mesma. Não precisa de qualificação ou modificação nenhuma. Jamais houve ou haverá um
poder para contradizê-Lo ou vencê-Lo. Daí entender essa infinita autoridade é questão de vida e saúde para nós, humanos.

O cristão genuíno aprende obedecendo, e desfruta de paz na obediência, à medida que ganha entendimento. O cristão não luta com Deus, o cristão chora, declara sua dor, seu descontentamento, sua tristeza. Mas, ao obedecer humildemente, recebe o refrigério e consolo do Espírito Santo. A soberania de Deus nos leva, ainda que depois de longo tempo, ao entendimento de que a vontade perfeita do Senhor está além de cada um de nós, e realiza o plano perfeito de Deus de redenção da criação. Nós estamos inseridos nisso, e o sofrimento também.

Ao orar, lembre-se da oração de Jesus no jardim do Getsêmani (Mt 26.36-45). Ele expôs sua vontade, mas se submeteu ao plano e à soberania de Deus Pai. O Deus Filho, também soberano, nos ensinou a agir. E sua ressurreição nos mostra que deveria mesmo ter passado pela agonia e morte no Calvário. O resultado lhe concedeu honra (Fp 2.9-11), satisfação (Is 53.11) e frutos eternos (Jo 1.12; 3.16; 3.36).

Estude sobre a soberania de Deus. Mas seja humilde e cada vez mais obediente à sua perfeita vontade. É consolo e paz na certa, no tempo certo!!! Deus nos abençoe!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *